quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula 29.03.2012 - Apresentação do mapa conceitual - Fundamentos da Hospitalidade




Hoje foi apresentado os mapas conceituais produzidos pelos grupos acerca do texto: Consultor de viagens: O profissional do novo mercado turístico. Conteúdo correspondente da aula 20.
A metodologia foi a culminância da dinâmica de grupo – Mapa Conceitual.
A ordem de apresentação foi de acordo com a finalização de cada grupo com uma duração de no máximo 5 minutos para expor.
Após todas as apresentações, a professora fez suas considerações a respeito do que foi exposto. Por orientação da professora, a aluna Tatiê anotou pontos importantes de cada apresentação para posteriormente apresentar ao grande grupo.



quarta-feira, 28 de março de 2012

Aula 28.03.2012 - Elaboração do mapa conceitual- Fundamentos da Hospitalidade


Na aula do dia 28 de março a professora Ana Neri falou brevemente á respeito das notas que foram lançadas no sistema e que precisavam de correção.

Aula 19 : A hospitalidade e as agências de viagens. 

Fomos norteados para a realização de um mapa conceitual baseado no artigo “Consultor de viagens”.
Segue abaixo as seguintes orientações para discussão e construção do mapa conceitual:
a) Identificar os elementos estruturantes do artigo ( palavras e termos chaves);
b) Justificar a escolha de tais elementos;
c) Elaborar um mapa conceitual com os elementos- chave. 



 O método utilizado para a realização da atividade foi dinâmico, possibilitando ao grupo a elaboração e construção de um material, baseado na leitura e discussão do grupo á respeito do artigo e consenso na escolha das palavras chaves.  Após as orientações dadas pela professora, nosso grupo começou a construir através da escolha de palavras-chaves, o mapa. Utilizamos de cartolina branca e recortes de revistas que ilustraram o nosso mapa conceitual.

 
O mapa conceitual em construção, apenas com a moldura pronta.

 Após discutirmos no grupo e termos entrado em um consenso á respeito de quais palavras- chave iriamos utilizar em nosso mapa, escolhemos estas para colocarmos no cartaz:
-  Agência de Turismo
- Organização
- Agente de viagem
- Consultor de viagem
- Novas estratégias
- Tecnologia
- Atendimento
- Atividades turisticas
- Translados
- Turista 

Então organizamos interligamos os conceitos em forma de esquema, para que no dia 29 de março pudessemos apresentar o mapa para a sala.

 
Mapa conceitual pronto.







 Foi basicamente desta forma que realizamos o primeiro momento :

-  Nos dispomos em grupos ( o mesmo do portfólio)
- Discutimos á respeito de quais termos, palavras importantes se repetiam no texto;
-  Estabelecemos uma relação entre estas palavras , interligando-as;
-  Montamos o cartaz (colagem de recortes);
- Passamos o esquema para a cartolina de forma coerente e interligadas conceitualmente.
O segundo momento foi a apresentação dos grupos e seus mapas no dia posterior ( 29.03.2012) presente na próxima postagem.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aula 26.03.2012 - Comentários sobre visita ao Hotel Rifóles + Video e aula - Fundamentos da Hosptalidade

                    

  Em um primeiro momento a professora teceu comentários sobre a visita no Hotel Rifólis. Logo após utilizando o PowerPoint exibiu os slides da Aula 18: A Hospitalidade a Hotelaria, explicando todo o contexto e finalizando com a exibição do vídeo "Um lar... Longe de casa", produzido em 1998 no programa Brasil: Meu negócio é turismo. Foi observado durante o vídeo que para oferecer uma boa hospedagem precisa no mínimo ter conforto, limpeza e atendimento. Também se faz necessário uma boa localização, tranquilidade, privacidade e transporte fácil. Porém, antes de tudo, deve-se ter um bom planejamento. Ao final da aula, a professora recomendou a leitura do texto: Consultor de viagens: o profissional do novo mercado turístico. 


sábado, 24 de março de 2012

Aula de campo - 24.03.2012 - Visita ao Hotel Rifóles






A visita ao Hotel Rifóles ocorreu no dia 24 de março pela tarde. Foi apresentada as instalações, área de lazer, todas acomodações. É notável o grande esmero do hotel em relação á limpeza, conforto, beleza, harmonia, e um designer caloroso e receptivo. Todos os amibientes  bem equipados para receber seus hospedes. Tivemos explicações a respeito de como se dava o funcionamento do hotel, pudemos ver alguns funcionários desempenhando suas respectivas funções.


Professora e alunos nas instalaçõs do Rifóles

quinta-feira, 22 de março de 2012

Aula 22.03.2012 - Videos sobre turismo - Fundamentos da Hospitalidade







Na aula do dia 22 de março a professora Ana Neri forneceu mais informações acerca da elaboração do portfólio. Foi passada a Aula 16 nos slides: Classificação e importância dos setores do turismo.  Assistimos a dois vídeos: um sobre a cidade de Bento Gonçalves/ RS (formada pela maioria de imigrantes italianos e que tem um grande acervo arquitetônico com 53 pontos de observação e 13 de visitação com o roteiro caminhos de pedra), Faria Lemos (roteiro das vinícolas onde tem a enoteca da região) e Garibaldi (turismo gastronômico com a estrada do sabor) e o outro vídeo era sobre a cidade de Bonito/ MS (roteiros de ecoturismo com visitação em grutas, cidade com uma boa infraestrutura, sendo 100% saneada, 60% dos empregos são provenientes do turismo, projeto Jiboia que é a integração do turista com a fauna local) que faz parte da Serra da Bodoquenha que regionalizou o turismo.

Professora Ana Neri dando orientações e passando os videos.
* Foi disponibilizado para leitura e discussão o artigo sobre hotelaria, agência de viagem e restauração.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Aula 21.03.2012 - Roda de conversa - A segmentação do Turismo- Fundamentos da Hospitalidade




Atividades desenvolvidas na aula:

- Leitura participativa em círculo do texto: A segmentação do turismo
- Discussão e exposição de opiniões e colocações dos alunos sobre os tópicos abordados preliminarmente na aula passada.



FORAM PONTUADAS E DISCUTIDAS ÁS QUESTÕES:

-Tipos de turismo
-Grupo de consumidores
-Características da demanda
-Elasticidade da demanda
-Sazonalidade – condições climáticas, estações, feriados (alta e baixa estação)
Evitar cair no fenômeno da sazonalidade.
-Fatores sociológicos
-Fatores econômicos – avanço da tecnologia (facilitadores de compra através dos parcelamentos- cartões de crédito)
Maior quantidade da atividade turística 80% - centro-oeste e sudeste
-Hospitalidade técnica – saber quem vai atender
-Fatores turísticos- infra-estrutura turística, gera maior possibilidade de receptividade turística
-Turismo técnico- científico- apropriando-se das atrações naturais do local como fornecedor de conhecimento , ou seja , um turismo com objetivo de estudo cientifico.

Na aula foi abordado de forma completa a questão da segmentação do turismo numa perspectiva mais estreita, por ser um campo bem abrangente. 


segunda-feira, 19 de março de 2012

Aula 19.03.2012 - Inicio do Portfólio- Fundamentos da Hospitalidade




No dia 19 de março a professora Ana Neri deu abertura ás aulas que servirão de material teórico para os portfólios. Nesta aula foram pontuados três tópicos e um texto sobre Segmentação do Turismo bem como esclarecimentos e direcionamentos ás futuras discussões á respeito desta temática em aulas posteriores. Foi solicitado pela professora que nos dispuséssemos em grupos de 6 integrantes e que discutíssemos o que fora abordado em sala de aula com os membros do grupo á respeito do entendimento do mesmo com relação aos tópicos que justamente leva a segunda aula, com conclusões de cada grupo.
Texto: A segmentação do turismo


Discutir no grupo do Portfólio
- Uma definição de segmentação do turismo.

A segmentação do turismo é o planejamento da gestão e mercado identificado em alguns grupos de consumidores que tem características especificas.

- A importância da segmentação do turismo.

A importância da segmentação do turismo vem através das suas características geográficas, históricas, arquitetônicas, urbanísticas, e sociais que com isso surge o turismo agropecuário, de pesca, esportivo, cultural e religioso. Ao mesmo tempo para ter um bom turismo tem que ter boa infra-estrutura na saúde, educação, hospedagem, atrações, eventos e lazer.

- A segmentação do turismo como oportunidade para o setor de alimentos e bebidas.

Para o setor de bebidas e alimentos a segmentação tem um enfoque de demanda, em identificar as características especificas de cada região para daí organizar os roteiros turísticos aliando as inovações tecnológicas e a criatividade aos gestores de mercado.

Neste dia Também houve a explicação de como montar um portfólio, através do programa PowerPoint.